sábado, 3 de outubro de 2009

Acabou o carruru!!

Lembro, da minha infância mês de Setembro chegava a enjoar de tanto comer carruru de promessa de varias modalidades: Na Gamela na folha e no pratinho . Antigamente nesta época quiabo subia de preço camarão seco nem se fala!Mesmo assim a população sempre fazia o famoso carruru de sete meninos com arruá para acompanhar, uma verdadeira confraternização todo mundo comia não tinha convite e era certo tinha dia que embolava como no dia dos famosos santos médicos Cosme e Damião sincretizados como Ibeji que deixou a festa mestiça mais alegre . Mas hoje neste tempo de moeda estabilizada facilidades lógisticas isso não acontece mais , mais uma tradição está se perdendo . A um tempo atrás era uma época de inflação e problemas politicos mesmo asim a fé movia a tradição , será que faltou a fé? Ou a mesma mudou? Certa feita fui comprar uma acarajé , estranhei porque por lei a baiana tem que está devidamente paramentada .Daí perguntei "Porque a senhora não se veste como todas as outras " ela me respondeu: " Este acarajé é de Jesus" Olhei para ela e disse:" Com Todo respeito s senhora vende um alimento muito importante para o nosso turismo não é uma questão religiosa que está em jogo " ela respondeu: "Tá amarrado acorrentado e cancelado" .Não estou aqui para levantar bANDEIRAS REGIGIOSAS só estou aqui para retratar a perda de uma tradição , quem lembra do caruru das sete portas que os feirantes faziam com apoio da prefeitura , não podemos perder nossa identidade é o que somos e tenho medo do que seremos se continuarmos assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário